
Debaixo do pavimento do centro histórico da Cidade do México ainda jaz a grande pirâmide que os astecas chamavam Huei Teocalli, o «Grande Templo». Foi descoberta por acaso em 1978, quando os operários da companhia elétrica mexicana trouxeram à luz um enorme disco de pedra representando a deusa Coyolxauhqui, com diâmetro de cerca de 3,25 metros. Essa descoberta fortuita mudou para sempre a compreensão da capital asteca Tenochtitlan e deu início às escavações sistemáticas que hoje permitem aos visitantes caminhar ao lado das fundações originais do templo mais sagrado do império mexica.

O Templo Maior não era um edifício estático: segundo a tradição religiosa asteca, cada novo soberano construía uma estrutura maior sobre a anterior, como uma casca em torno de outra casca. Os arqueólogos identificaram pelo menos sete fases construtivas sobrepostas, datando de um arco de tempo que vai de 1325, ano da fundação de Tenochtitlan, até 1521, quando a conquista espanhola pôs fim ao império. O que se vê hoje na superfície é a estratificação dessas épocas: blocos de pedra vulcânica, serpentes esculpidas, plataformas cerimoniais e altares que emergem da terra como páginas de um livro aberto.
As ruínas ao ar livre: caminhar entre as pedras originais

A área arqueológica se estende por cerca de 1,2 hectares no coração do centro histórico, a poucos passos do Zócalo, a praça principal da cidade. Os caminhos elevados permitem observar de perto as estruturas sem pisar nos achados. Reconhecem-se claramente os restos dos dois santuários gêmeos que coronavam a pirâmide: um dedicado a Tlaloc, deus da chuva, e um a Huitzilopochtli, deus do sol e da guerra. As cabeças de serpente esculpidas que flanqueiam as escadarias estão entre os elementos mais fotografados, mas vale a pena também prestar atenção nas plataformas sacrificiais e nos tzompantli, os suportes cerimoniais para os crânios, dos quais foram encontrados restos ósseos reais durante as escavações recentes.
Nos últimos anos, as campanhas de escavação trouxeram descobertas extraordinárias, incluindo em 2017 a descoberta de um grande bloco de pedra com um relevo que representa a deusa da terra Tlaltecuhtli, e em 2021 a confirmação de estruturas enterradas ainda mais antigas. O site está vivo no sentido mais literal: as escavações continuam, e é comum ver os arqueólogos trabalhando durante a visita.

O Museu do Templo Mayor: a coleção e as obras-primas
Adjacente às ruínas, o museu inaugurado em 1987 reúne mais de 7.000 objetos recuperados durante as escavações, distribuídos em oito salas temáticas. A entrada no museu está incluída no bilhete único do site, que custa cerca de 85 pesos mexicanos para visitantes estrangeiros adultos (tarifa sujeita a atualizações). A sala dedicada a Huitzilopochtli abriga o disco de Coyolxauhqui, a peça mais célebre da coleção: a deusa é retratada desmembrada, em uma composição circular de potência visual imediata. A pedra está exposta em uma vitrine no chão iluminada por baixo, e a qualidade da escultura — os detalhes das joias, das penas, dos ossos — é visível mesmo sem lupa.

Entre os outros objetos dignos de atenção estão as máscaras em pedra verde e turquesa, os facões rituais com lâminas de sílex e cabos entalhados, e as urnas funerárias com ofertas votivas ainda intactas. Uma sala é inteiramente dedicada aos achados de fauna marinha — corais, conchas, esqueletos de crocodilo — que testemunham a rede comercial do império, capaz de trazer materiais do Oceano Pacífico e do Golfo do México até a capital lacustre. As legendas estão em espanhol e inglês, o que torna a visita acessível mesmo sem guia.
Como organizar a visita de forma eficaz

O site está aberto de terça a domingo, das 9:00 às 17:00 aproximadamente. O melhor momento para visitá-lo é de manhã cedo, preferencialmente antes das 10:00, quando a luz natural ilumina as ruínas sem o calor intenso das horas centrais e antes que cheguem os grupos escolares e os passeios organizados. A visita completa — ruínas e museu — leva em média entre duas e três horas para quem deseja ler as legendas e observar os artefatos com atenção.
Para chegar ao site, a estação de metrô mais próxima é Zócalo, na Linha 2 (a linha azul), a menos de cinco minutos a pé. É aconselhável evitar os finais de semana de julho e agosto, quando a concentração de turistas torna difícil se aproximar das vitrines do museu. Quem tem interesse específico pela história pré-colombiana pode solicitar na bilheteira informações sobre as visitas guiadas em espanhol, disponíveis em horários fixos. Levar água é recomendado: a área externa não oferece zonas de sombra significativas, e mesmo em dias nublados a temperatura na Cidade do México pode ser elevada.
